O Observatório Social do Brasil Itabira OSBI foi um dos participantes do 25º Congresso Municipal das Associações de Moradores, evento promovido pela Interassociação dos Amigos dos Bairros de Itabira no dia 27 de julho de 2019.

O entendimento de que o desenvolvimento da cidade não é um dever apenas do poder público foi a tônica do evento, e os movimentos comunitários, legítimos representantes dos cidadãos, marcaram presença.

Com o tema “Educação para a Cidadania”, a primeira palestra do congresso foi ministrada por Jenisse Lanza, vice-presidente de Assuntos Institucionais do Observatório Social do Brasil Itabira. A palestrante definiu para o público o significado da política, assim como sua presença no cotidiano das pessoas. Segundo ela, “somos seres sociais e para vivermos juntos precisamos de habilidade para lidar uns com os outros. Isso é política, portanto, somos todos políticos”.

Ao conscientizar as lideranças de base sobre o papel da cidadania na construção de uma sociedade mais justa, a palestrante destacou a importância de todos conhecerem as formas de exercer o controle social, descrevendo as ferramentas existentes para essa finalidade. Os líderes comunitários foram conclamados a se informarem mais para que, conhecendo seus direitos e deveres, possam participar da gestão pública de maneira mais consciente e eficaz.

O segundo palestrante, professor José Carlos Fernandes Lima, da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira FUNCESI, defendeu a importância da mobilização dos bairros para o bem coletivo, ao abordar os diversos aspectos de organização dessas entidades.